Grupecj- Programa de Pós-Graduação em Comunicação- PPGC. UFPB

Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo- UFPB-Demid- Criado em março de 2002 Orientação: prof. dr. Wellington Pereira.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Pesquisa do Grupecj em desenvolvimento


Universidade Federal da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Coordenação Geral de Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação
Título do Projeto de Pesquisa (Orientador):
A Vitrine de Papel
Título do Plano de Trabalho (Aluno):

Suéllen Rodrigues Ramos da Silva
O cotidiano de João Pessoa no Correio das Artes
(Edições do primeiro semestre de 1980)

Daniel Neves Abath Luna
O cotidiano de João Pessoa no Correio das Artes
(Edições do segundo semestre de 1980)

Número de Ordem do Conjunto Projeto/Plano de Trabalho (de 1 a 5):
1. Suéllen Rodrigues Ramos da Silva

2. Daniel Neves Abath Luna

Grupo de Pesquisa Cadastrado no CNPq:
GRUPECJ – Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo

Orientador:
Prof. Dr. Wellington José de Oliveira Pereira

Departamento/Centro:
Decom – Departamento de Comunicação e Turismo/ CCHLA

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Credenciado pela CAPES:
Programa de Pós-Graduação em Sociologia PPGS / João Pessoa – Campus I

Área de Concentração do Programa de Pós-Graduação:
Sociologia da Cultura

Linha de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação:
Sociologia do Cotidiano


João Pessoa/2006

1 Introdução e Fundamentação Teórica: F1-Ajuda


A pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo, desenvolvida pelo GRUPECJ - Grupo de estudos sobre o Cotidiano e o Jornalismo, no Departamento de Comunicação Social da UFPB, Campus I, prossegue buscando neste novo projeto estudar a representação da cidade de João Pessoa nos textos literários e ensaísticos publicados no suplemento cultural Correio das Artes, do jornal A União, durante os anos 80.
No plano teórico, vamos verificar como os poetas, contistas e ensaístas contribuem para a formação de conceitos estéticos e filosóficos sobre a cidade de João Pessoa.
Ao contrário da linguagem referencial do jornalismo informativo, as linguagens estéticas – literárias - podem estabelecer modelos, não um “modus” analítico para compreensão do cotidiano pessoense através da utilização das linguagens para legitimar o significante ‘cidade’ através do nome João Pessoa.
O conceito da cidade de João Pessoa, produzido a partir de vários gêneros literários (poemas, crônicas, contos, etc.), nos ajudará a perceber a construção de “formas sociais” que demonstram como os escritores nomeiam os espaços urbanos da capital paraibana.
A polissemia da linguagem dos diversos gêneros narrativos difusos no suplemento literário nos dá a possibilidade de verificar que o nível referencial do discurso “midiático” se esgota, enquanto proposição jornalística, nas técnicas utilizadas para a construção de “eventos informativos”. Por isso, se faz premente, estudar como a produção artística no suplemento Correio das Artes recria o significado da cidade de João Pessoa.
No tocante aos estudos sobre as relações entre Jornalismo e Cotidiano, nossa base epistemológica será a Sociologia da Vida Cotidiana, como Maffesoli, dialogando, sobretudo, com autores da Sociologia do Jornalismo, como Gabriel Cohn, e os clássicos da sociologia:
Simmel e Schütz. Evidentemente, trabalharemos com a demonstração de como o discurso cria uma forma cotidiana e como o jornal impresso apresenta esta forma do ponto de vista da linguagem. Para tanto se faz necessário analisar, em primeiro momento, as características das linguagens no jornalismo (vide bibliografia).





2 Justificativa ( X ) Novo Projeto F1-Ajuda


A importância deste projeto de pesquisa se dá na configuração de um campo de estudos sobre o cotidiano e o jornalismo.
O estudo e análise dos processos de Comunicação Social na sociedade contemporânea têm concentrado esforços na tentativa de compreensão de fenômenos sociais que ultrapassam perspectivas meramente ideológicas.
Nesse sentido, a interpretação dos fatos deve contemplar um conjunto de teorias que possam ultrapassar os princípios de carência, de definição dos papéis sociais e da produção estética.
A análise do cotidiano é um dos exercícios de compreensão que exige uma das ferramentas “caras” ao pesquisador em ciências sociais: a sensibilidade. Portanto, se faz necessário o estudo das práticas cotidianas com uma preocupação interdisciplinar, na qual figuras de linguagem e conceitos sociológicos não estejam em campos semânticos opostos impedindo o entendimento da complexidade dos fatos sociais.
Uma das formas de construção e representação do discurso criado pelos atores sociais no cotidiano é a produção de informação estética, bem identificada no campo artístico-cultural. Por isso, o nosso projeto ratifica a importância nos Cursos de Comunicação para a compreensão de uma “estética do cotidiano” disseminada na produção literária.
O estudo do cotidiano através da prosa e da poesia dos atores sociais, pertencentes a uma determinada comunidade, é de suma importância para verificar como o significado dos gêneros narrativos supera e reafirma a manutenção de arquétipos sobre os espaços sociais.
Um dos fatores de suma importância neste projeto de pesquisa é a revigoração do ensino de jornalismo, no que diz respeito à pesquisa de sua linguagem e no tocante à análise de imaginários estético-sociais produzidos pelos jornais que influenciam na mobilização dos cidadãos.
O nosso projeto de pesquisa se faz importante à medida que buscamos aproximar, pedagogicamente, campos semânticos complexos como: o jornalismo cultural, a literatura e o cotidiano, diminuindo as distâncias entre as narrativas literárias e as formas sociais.
Nesse sentido se faz premente a renovação das bolsas dos pesquisadores Suéllen Rodrigues Ramos da Silva e Daniel Neves Abath Luna.




3 Objetivos (1 página) F1-Ajuda

Objetivo Geral


Estudar a construção da imagem da cidade de João Pessoa, através dos textos literários (contos, poemas, crônicas), veiculados no suplemento cultural Correio das Artes.




Objetivos Específicos



1- Estudar como, através da produção cultural, se constrói uma representação do cotidiano da cidade de João Pessoa;


2- Analisar, nos gêneros literários, a personificação da cidade de João Pessoa como um personagem corrente em narrativas do jornalismo cultural, através do suplemento literário Correio das Artes.

4 Metodologia F1-Ajuda

Para a realização desta pesquisa, propomos uma análise crítica a partir dos princípios metodológicos da Sociologia da Vida Cotidiana.
Como base teórica, adotaremos os textos de Simmel, Michel Maffesoli, Bourdieu, no campo sociológico, assim como no campo da análise do discurso, Pêcheux, Eni Orlandi, Maigneau e Michel Foucault.
As análises devem seguir os princípios de uma Sociologia Compreensiva, da Teoria do Jornalismo, e dos estudos inerentes ao discurso do jornal.
Os métodos devem ser organizados, se considerado as características de abordagem e apresentação da cultura no que trata de temas ligados à vida cotidiana da cidade de João Pessoa.
As ferramentas metodológicas terão como base as formações discursivas que representam a cidade de João Pessoa através dos gêneros literários publicados no suplemento Correio das Artes na década de 80.
Nesse sentido, utilizaremos como metodologia a análise do discurso, verificando, num primeiro momento, como aparecem nomes, conceitos ou idéias que perfazem o significado da cidade de João Pessoa.
Devemos considerar as etapas estabelecidas para análise do discurso: escolha e formulação das categorias narrativas, como as rubricas temáticas; sistematização destas categorias (poemas, contos, ensaios) em grupos por edição, verificando como estas categorias se relacionam do ponto de vista estético e como se diferem através da forma; demonstrar como o conjunto destas categorias cria um campo semântico (formas e conceitos) responsável pela identificação da cidade de João Pessoa através do jornalismo cultural.
Esses procedimentos de análise do discurso do suplemento literário Correio das Artes são importantes à medida que passamos a considerar o jornal como um sujeito semiótico, reforçando o nosso objetivo em analisar a produção literária que procura, em sentido estético, o significado de cidade, a partir do nome da capital paraibana, sem fazer um juízo de valor da produção dos escritores paraibanos.



Etapas metodológicas:

a) leitura dos suplementos da década de 80, procurando verificar a relação entre os textos de natureza estética e o conceito que se estabelece para definir a cidade de João Pessoa;

b) a verificação do nosso objeto de pesquisa tem como método a análise de conteúdo, procurando entender a sistematização de conceitos, através da descrição objetiva do conteúdo manifesto do texto jornalístico;

c) no caso especifico do suplemento Correio das Artes, procuraremos estabelecer uma diferença entre os gêneros : resenha, artigos, ensaios, crônicas, poemas, contos (através da classificação e comparação entre os gêneros jornalísticos e literários), para demonstrar como estas formas narrativas produzem conceitos.















5 Resultados Esperados e Metas do Projeto (1 página) F1-Ajuda

Os resultados e metas a serem alcançados com a conclusão deste projeto podem ser divididos em quatro etapas:

1. Formação de novos pesquisadores na graduação em Jornalismo da UFPB;
2. Relação entre metodologias e procedimentos metodológicos que legitimem a área de pesquisa na graduação e pós-graduação a ser implantada no Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB;

3. Verificação das seguintes hipóteses:

a) A produção cultural difundida no suplemento cultural Correio das Artes está dissociada do cotidiano da cidade de João Pessoa;

b) A produção literária – cultural - cuja difusão se verifica nas páginas do suplemento Correio das Artes, é capaz de produzir um conceito sociocultural da cidade de João Pessoa.

4. Publicação de um livro com a análise do material pesquisado.

6 Referências Bibliográficas (1 página) F1-Ajuda

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Paris: PUF, 1977.
BELTRÃO, Luiz. Iniciação à Filosofia do Jornalismo. São Paulo: Edusp, 1992.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine - Introdução à análise do discurso.- Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2002.
CONH, Gabriel. Sociologia da Comunicação – teoria e ideologia. São Paulo: Livraria Pioneira, 1973.
CONNOR, Steven - Cultura pós-moderna- introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo, Loyola, 1992.
FAIRCLOOUGH, Norman - Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2001.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura – globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Sesc/Studio Nobel, 1997.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
KOCH, Ingedore Villaça - O texto e a construção do sentido. São Paulo: Contexto, 2001.
KUNCZIK, Michael. Conceitos de jornalismo – norte e sul. São Paulo: Edusp, 1997.
LAGE, Nilson - Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
LANDOWISKI, Eric - A sociedade refletida - São Paulo; Educ./Pontes, 1992.
LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.
LEITE, Lígia Chiappini Moraes - O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1985.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Sulina, 1995.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum. São Paulo: Brasiliense, 1985.
MARQUES DE MELLO, José. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
O´SULLIVAN, TIM- Conceitos-chave em estudos de comunicação e cultura, Piracicaba, SP, Unimep, 2001.
ORLANDI, Eni Pucccinelli- A linguagem e o seu funcionamento- as formas do discurso, Campinas, SP, Pontes, 2001.
PINTO, Milton José - Comunicação e discurso- São Paulo; Hacker, 2002.
PIZA, Daniel - Jornalismo cultural, São Paulo, Contexto, 2003.
PORTO, Sérgio Dayrell (org.) - O jornal- da forma ao sentido - Brasília: Paralelo 15, 1997.
POSSENTI, Sírio – Os limites do discurso- ensaios sobre discurso e sujeito - Curitiba, PR, Criar, 2002.
REBELO, José - O discurso do jornal - o como e o porquê - Lisboa, Editorial,2000.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e cultura – a experiência cultural na era da informação. Lisboa: Presença Editorial, 1993.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa - São Paulo: Hacker Editores, 2001.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik et alii - Literatura e mídia, Rio de janeiro, Edições PUC/ Loyola, 2002.
TRAVANCAS, Isabel Siqueira - O livro no jornal - os suplementos literários franceses brasileiros nos anos 90, São Paulo, Ateliê Editorial, 2001.
TRAVANCAS, Isabel Siqueira. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus Editorial, 1993.























PLANO DE TRABALHO






























1 Inserção do Plano de Trabalho no Projeto Principal F1-Ajuda

Plano de Trabalho executado pelo orientador junto aos Bolsistas:

Primeira Etapa:
Realização do levantamento bibliográfico acerca do nosso objeto de estudo, para selecionar as obras que nortearão nosso trabalho.

Segunda Etapa:
Nesta fase, com reuniões de 4h semanais, fomentaremos debates sobre as temáticas através de seminários que possam contribuir para a compreensão do objeto de estudo.

Terceira Etapa:
Este mês será reservado para o aprofundamento dos conceitos trabalhados nos seminários. Em cada sessão, os bolsistas devem expor as dificuldades ou os caminhos metodológicos mais adequados para a compreensão das teorias sobre o objeto da pesquisa.

Quarta Etapa:
Os meses serão reservados para: a) organização do material empírico; b) leitura dos jornais em análise; c) verificação da aplicação das teorias ao material empírico; d) discussão em grupo.

Quinta Etapa:
O mês será reservado para a produção de ensaios preliminares.

Sexta Etapa:
Análise das edições e verificação das hipóteses sobre os enunciados.

Sétima Etapa:
Revisão do material analisado.

Oitava Etapa:
Discussão e organização de ensaios para capítulos do livro a partir dos resultados da pesquisa.









2 Objetivos Específicos do Plano de Trabalho F1-Ajuda


Os objetivos dos planos de trabalho para cada bolsista podem ser divididos em três etapas considerando as especificidades dos períodos:

Suéllen Rodrigues Ramos da Silva:


1. Averiguação das hipóteses sugeridas pela pesquisa a partir dos textos referentes às edições do primeiro semestre de 1980;

2. Demonstração da construção de conceitos através da classificação e comparação entre as formas discursivas literárias e jornalísticas;

3. Verificação das possíveis alterações de percepções relativas à vida cotidiana da sociedade pessoense através da análise do material de pesquisa referente aos primeiros seis meses de 1980.*


Daniel Neves Abath Luna:


1. Verificação nos textos do suplemento referentes ao segundo semestre de 1980 das hipóteses sugeridas pela pesquisa;

2. Investigação, pelos gêneros literários, da personificação da cidade de João Pessoa como um personagem corrente em narrativas do jornalismo cultural, através do suplemento literário Correio das Artes.

3. Exame das possíveis alterações de percepções relativas à vida cotidiana da sociedade pessoense a partir da análise do material de pesquisa referente aos últimos seis meses de 1980.*

*Os Planos de Trabalhos são complementares, pois objetivamos realizar uma análise de todas as edições do ano de 1980, por isso realizamos esta divisão metodológica a fim de desenvolvermos um trabalho mais completo e aprofundado.


3 Plano de Atividades e Cronograma para Trabalho (até 2 páginas) F1-Ajuda

Plano de Trabalho da aluna Suéllen Rodrigues Ramos da Silva:

Setembro de 2006:
Realização do levantamento bibliográfico acerca do nosso objeto de estudo, para selecionar as obras que nortearão nosso trabalho.

Outubro de 2006:
Nesta fase, com reuniões de 4h semanais, fomentaremos debates sobre as temáticas através de seminários que possam contribuir para a compreensão do objeto de estudo.

Novembro de 2006:
Continuação dos seminários temáticos e debates nas reuniões semanais.

Dezembro de 2006:
O aprofundamento dos conceitos trabalhados nos seminários. Em cada sessão, os bolsistas devem expor as dificuldades ou os caminhos metodológicos mais adequados para a compreensão das teorias sobre o objeto da pesquisa.

Janeiro de 2007:
Continuação do trabalho de aprofundamento dos conceitos.

Fevereiro de 2007:
Organização e leitura das edições do suplemento Correio das Artes referentes ao primeiro semestre de 1980.

Março de 2007:
Verificação da aplicação das teorias ao material empírico e discussão em grupo.

Abril de 2007:
O mês será reservado para a produção de ensaios preliminares.

Maio de 2007:
Análise das edições referentes aos primeiros seis meses de 1980 e verificação das hipóteses sobre os enunciados.

Junho de 2007:
Continuação da análise.

Julho de 2007:
Revisão do material analisado.

Agosto de 2007:
Discussão e organização de ensaios para capítulos do livro a partir dos resultados da pesquisa.











3 Plano de Atividades e Cronograma para Trabalho (até 2 páginas) F1-Ajuda

Plano de Trabalho do aluno Daniel Neves Abath Luna:

Setembro de 2006:
Realização do levantamento bibliográfico acerca do nosso objeto de estudo, para selecionar as obras que nortearão nosso trabalho.

Outubro de 2006:
Nesta fase, com reuniões de 4h semanais, fomentaremos debates sobre as temáticas através de seminários que possam contribuir para a compreensão do objeto de estudo.

Novembro de 2006:
Continuação dos seminários temáticos e debates nas reuniões semanais.

Dezembro de 2006:
O aprofundamento dos conceitos trabalhados nos seminários. Em cada sessão, os bolsistas devem expor as dificuldades ou os caminhos metodológicos mais adequados para a compreensão das teorias sobre o objeto da pesquisa.

Janeiro de 2007:
Continuação do trabalho de aprofundamento dos conceitos.

Fevereiro de 2007:
Organização e leitura das edições do suplemento Correio das Artes referentes ao segundo semestre de 1980.

Março de 2007:
Verificação da aplicação das teorias ao material empírico e discussão em grupo.

Abril de 2007:
O mês será reservado para a produção de ensaios preliminares.

Maio de 2007:
Análise das edições referentes aos últimos seis meses de 1980 e verificação das hipóteses sobre os enunciados.

Junho de 2007:
Continuação da análise.

Julho de 2007:
Revisão do material analisado.

Agosto de 2007:
Discussão e organização de ensaios para capítulos do livro a partir dos resultados da pesquisa.




4 Resultados Esperados do Plano de Trabalho F1-Ajuda


O plano de trabalho deve resultar, em primeiro lugar, na solidificação de um projeto de pesquisa que possa unir a graduação e o programa de pós-graduação a ser implantado no Departamento de Comunicação Social e Turismo da UFPB.
Em segundo lugar, o cumprimento do plano de atividade por parte dos bolsistas deve ser efetivado como uma produção acadêmica que demonstre, através de seminários internos e produção de textos, que o discente está apto a construir bases conceituais e epistemológicas para a pesquisa no campo do jornalismo através das formas discursivas presentes nas edições analisadas do suplemento cultural Correio das Artes.