Grupecj- Programa de Pós-Graduação em Comunicação- PPGC. UFPB

Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo- UFPB-Demid- Criado em março de 2002 Orientação: prof. dr. Wellington Pereira.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Epistemologias do Caderno B

Wellington Pereira*

A cultura é uma das formas de codificação da vida cotidiana.

Um dos instrumentos de verificação das culturas são os discursos escritos nas suas diversas formas. Portanto, escrever sobre culturas é interpretar as linguagens construídas nos intercâmbios culturais de imagens, sons, palavras e gestos.

À soma das manifestações são acrescentados métodos e técnicas de apreensão dos significados do imaginário de cada povo.

O emprego da técnica nos processos culturais pode significar: 1) fazer cultura; 2)explicar os modos de construção das culturas; 3) explicar as acepções da palavra cultura; 4) pensar a forma como são veiculadas as culturas pela mídia.

Neste livro, o escopo é investigar as epistemologias do Caderno B em uma das especificidades do campo jornalístico: o jornalismo cultural.

As relações entre jornalismo e cultura demarcam conflitos metodológicos e conceituais. Aqueles apresentam problemas no nível da pragmática; estes evidenciam a dificuldade em conceituar gêneros e categorias jornalísticos no processo de edição da informação.

No sentido de uma pragmática do jornalismo, procura entender a correspondência do texto jornalístico com as atitudes estéticas produzidos no campo das artes. Esta é a nossa primeira via metodológica neste livro.

A segundo via metodológica se constrói na relação entre os gêneros jornalísticos dos Cadernos B e a difusão das culturas no cotidiano.

O cotidiano, aqui, estudado a partir da perspectiva da Sociologia Compreensiva e da Fenomenologia aplicadas ao jornalismo. Estas foram as nossas bases metodológicas para verificar a nossa hipótese: quais os gêneros narrativos que predominam, cotidianamente, nos Cadernos B dos jornais de João Pessoa.

Este livro é fruto da dedicação de professores, alunos de iniciação científica(PIBIC/CNPq), que desde 2002 formam o Grupecj - Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo.

Este é o terceiro, um marco na luta pela consolidação da pesquisa em nível de graduação.

O Grupecj, com esta publicação, se expande institucionalmente, ao contar com a colaboração efetiva da professora doutora Rossana Gaia, que traduz em seu ensaio a homenagem prestada pelo grupo aos pioneiros da pesquisa sobre gêneros narrativos no Jornalismo brasileiro: Luiz Beltrão e José Marques de Melo.