Grupecj- Programa de Pós-Graduação em Comunicação- PPGC. UFPB

Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo- UFPB-Demid- Criado em março de 2002 Orientação: prof. dr. Wellington Pereira.

segunda-feira, outubro 09, 2006

O projeto de pesquisa


O projeto de pesquisa sobre o cotidiano dos jornalistas em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, se inscreve em uma das linhas da Sociologia Compreensiva, a partir dos estudos de M. Weber e E. Durkheim, Simmel, Schütz e Michel Maffesoli sobre as influências dos fenômenos na construção das formas concebidas pelos cidadãos em sociedade.

Com base nos pressupostos estabelecidos pela Sociologia Compreensiva, se faz premente, no mundo contemporâneo, investigarmos como a vida profissional interfere na vida privada dos indivíduos, ou como a vida privada interfere na vida profissional.

Neste sentido, a troca simbólica entre a vida cotidiana e a vida profissional gera uma série de conceitos sobre o exercício das profissões que cada indivíduo absorve de forma muito particular. No geral, o único consenso se dá através da derrisão do processo de “precariedade” profissional que empurra os cidadãos para a alienação e a incapacidade em dominar as exigências do mercado de trabalho.

No tocante à vida cotidiana, ela sofre interferências diretas do processo da alienação profissional, haja vista que o profissional não consegue se livrar da pressão exercida pela “temporalidade” do campo de trabalho, e a angústia do “fazer” grassa todos os momentos de lazer, convívio familiar, realizações afetivas, ou melhor, perpassa o imaginário da “vida privada”. Por conseqüência, esta vida cotidiana sofre influências da “mecanização” das práticas profissionais.

O nosso projeto de pesquisa é uma tentativa de compreender como, através do discurso dos jornalistas que atuam nas redações dos jornais, rádios e emissoras de TVs em João Pessoa, se estabelecem relações de distensão entre o exercício profissional e a vida cotidiana dos profissionais.