O projeto de pesquisa
Com base nos pressupostos estabelecidos pela Sociologia Compreensiva, se faz premente, no mundo contemporâneo, investigarmos como a vida profissional interfere na vida privada dos indivíduos, ou como a vida privada interfere na vida profissional.
Neste sentido, a troca simbólica entre a vida cotidiana e a vida profissional gera uma série de conceitos sobre o exercício das profissões que cada indivíduo absorve de forma muito particular. No geral, o único consenso se dá através da derrisão do processo de “precariedade” profissional que empurra os cidadãos para a alienação e a incapacidade em dominar as exigências do mercado de trabalho.
No tocante à vida cotidiana, ela sofre interferências diretas do processo da alienação profissional, haja vista que o profissional não consegue se livrar da pressão exercida pela “temporalidade” do campo de trabalho, e a angústia do “fazer” grassa todos os momentos de lazer, convívio familiar, realizações afetivas, ou melhor, perpassa o imaginário da “vida privada”. Por conseqüência, esta vida cotidiana sofre influências da “mecanização” das práticas profissionais.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home