Grupecj- Programa de Pós-Graduação em Comunicação- PPGC. UFPB

Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo- UFPB-Demid- Criado em março de 2002 Orientação: prof. dr. Wellington Pereira.

segunda-feira, outubro 09, 2006

O trabalho de Sísifo - Jornalismo e vida cotidiano

Neste livro, os pesquisadores do Grupecj promovem reflexões acerca das relações entre a vida cotidiana e a vida profissional dos jornalistas sindicalizados da cidade de João Pessoa-PB.

O estudo reúne nove ensaios que comprovam, através de uma metódica investigação, como os profissionais de jornalismo estão alienados na sua atividade profissional.

Para chegar a resultados concretos, o grupo distribuiu 100 questionários nas assessorias de comunicação, redações dos jornais impressos, emissoras de rádio e televisão da cidade, dos quais apenas 77 foram respondidos corretamente. Destes, 18 foram selecionados para a realização de entrevistas por serem considerados compatíveis com os critérios metodológicos adotados pelo Grupecj. A partir daí, os pesquisadores começaram a produção de seus ensaios para o Trabalho de Sísifo.

O título do livro faz uma referência ao mito de Sísifo, personagem da mitologia grega condenado pelos deuses do Olimpo, por ter espalhado levianamente os seus segredos, a rolar um enorme rochedo, incessantemente, até o alto de uma montanha. Quando, finalmente, conseguia empurrá-la até o cimo, a pedra caía novamente em virtude de seu próprio peso. Os deuses foram sábios ao impôr este castigo a Sísifo por considerarem não existir punição mais terrível do que o trabalho inútil e sem esperança. Para Homero, pelo contrário, o conformismo de Sísifo perante tal medíocre tarefa faria dele o mais prudente, e o mais sábio, dos mortais que vagueavam pela Terra e, para outros, seria mesmo muito arguto.