Grupecj- Programa de Pós-Graduação em Comunicação- PPGC. UFPB

Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo- UFPB-Demid- Criado em março de 2002 Orientação: prof. dr. Wellington Pereira.

terça-feira, outubro 17, 2006

Cronicamente viável- Brasília











Crônica e Jornalismo
Dando seqüência ao programa Cronicamente Viável, do CCBB, o jornalista e escritor

Nirlando Beirão e o professor, jornalista e escritor Wellington Pereira fizeram, a partir da crônica,uma análise da imprensa no Brasil.

No dia 03 de outubro, às 19h30, o programa Cronicamente Viável, do Centro Cultutral Banco do Brasil, recebeu o jornalista e escritor Nirlando Beirão e o escritor, jornalista e professor Wellington Pereira para discutir o tema Crônica e Jornalismo: Uma Reflexão sobre a Imprensa no Brasil. A mediadora do debate foi a escritora, jornalista e editora do cadeno de Cultura do Correio Braziliense Clara Arreguy.

Entre os temas discutidos durante o encontro:a autonomia estética da crônica no jornalismo; a crônica machadiana e a crônica drummondiana; crônica e oornalismo literário; o new jornalism e a imprensa hoje.

Os palestrantes:

Wellington Pereira é doutor em Sociologia pela Sorbone, jornalista, escritor e professor do curso de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano do Jornalismo. É autor do livro Crônica: A Arte do Útil e do Fútil -- Ensaio sobre a Crônica no Jornalismo Impresso, da Editora Calandra, de Salvador.

Nirlando Beirão é jornalista e escritor. Foi editor de Veja; editor de Cultura e correspondente da IstoÉ, em Nova York. Trabalhou também nas redações de O Estado de S. Paulo, revistas Senhor, Playboy e Caras. Atualmente é editor da coluna Estilo, da revista semanal Carta Capital. Entre seus livros está Corinthians: É Preto no Branco, escrito em parceria com o publicitário Washington Olivetto.