Grupecj- Programa de Pós-Graduação em Comunicação- PPGC. UFPB

Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo- UFPB-Demid- Criado em março de 2002 Orientação: prof. dr. Wellington Pereira.

sábado, outubro 14, 2006











Grupo de estudos da UFPB lança livro sobre Jornalismo Cultural
Quarta, 11 de Outubro de 2006 15h54


“Epistemologias do Caderno B” é o título do livro que será lançado nesta quarta-feira, dia 11, às 19h30, no Parayba Café. Trata-se de uma coletânea de ensaios dos integrantes do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) do Departamento de Comunicação e Turismo (DecomTur) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a organização do professor Wellington Pereira.


O livro reúne uma análise das relações entre os gêneros jornalísticos e a produção cultural difundida nos Cadernos B – cadernos que abordam assuntos culturais – dos jornais impressos de João Pessoa.


Segundo o organizador “este livro se configura como uma epistemologia - ou teoria do conhecimento - da produção de gêneros no jornalismo cultural, demonstrando como estas narrativas buscam representar os paradigmas culturais da pós-modernidade”.


Este é o terceiro livro do grupo, que, a partir de uma coletânea de ensaios, procura incentivar e promover o debate em torno da construção das formas narrativas no Jornalismo Cultural.


Com este trabalho o Grupecj pretende mostrar a tradição da pesquisa em Jornalismo no Brasil e prestar uma homenagem aos seus precursores: Luiz Beltrão e José Marques de Melo. Criado pelo professor do curso de Jornalismo, Welington Pereira, o Grupecj vem desenvolvendo pesquisas sobre o cotidiano e o jornalismo, desde março de 2002.


As informações são da Assessoria de Imprensa da UFPB.